A Verdadeira Física do Natal
Num tom não tão cómico, mas ainda assim engraçado...
Como todos sabem, o Pai Natal, o bom velinho especialista em invasão a domicilio, na noite do dia 24 de dezembro para o dia 25, no seu trenó com renas voadoras, invade as nossas casas por lareiras, janelas, portinha de cachorro ou o que tiver uma brecha, para colocar um presente para as crianças que se comportaram bem durante o ano.
Mas seria o pai natal humano? Seria o pai natal um ser Extraterrestre? Seria ele um super herói? Ou será que ele nã... ["deixa pra lá" a ultima opção. ^^']
Vamos então olhar de forma cientifica para o Pai Natal, as suas renas e os seus feitos na noite de Natal.
1 - Renas Voam?
Bem, nenhuma espécie conhecida de Renas podem voar. Entretanto restam cerca de 300.000 espécies de organismos vivos ainda não classificados. Embora a maioria destas espécies sejam constituidas de insectos e micróbios, não está eliminada a hipótese de 9 renas voadoras que somente o Pai Natal pode ver.
2 - Quantas crianças?
Existem no mundo aproximadamente 2 bilhões(br) de crianças (pessoas menores de 18 anos). Porém, tendo-se em vista que o Pai Natal, aparentemente, não lida com crianças muçulmanas, hindus, budistas e judias, o número de crianças fica restrito a 378 milhões (dados de acordo com o U.S Population Reference Bureau). Considerando uma média de 3,5 crianças por residencia -segundo,o ultimo levantamento da USPRB- temos 91,8 milhões de lares. É ainda aceitável considerarmos uma criança boazinha em cada um destes domícilios.
3 - Quantas horas de trabalho? Quanto tempo para fazer cada entrega?
O Pai Natal tem 31 horas no Dia de Natal para executar seu trabalho, graças aos diferentes fusos horários da Terra (assumindo-se que ele viaje do leste para oeste - o que seria mais vantajoso e teria mais lógica).
Chegamos à conclusão de que ele faz 822,6 visitas por segundo. E o mesmo que dizer que, para cada lar cristão com uma criança que foi boazinha durante todo o ano, o Pai Natal dispõe de, aproximadamente, 1/1000 (um milésimo) de segundo para estacionar, sair do trenó, escalar a casa, descer pela chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer o lanche que, porventura, lhe tenham deixado, voltar pela chaminé, entrar novamente no trenó e dirigir-se à casa seguinte. Assumindo-se que cada uma destas 91,8 milhões de paragens estao uniformemente distribuídas em volta da superfície terrestre (para simplificar os cálculos), chegamos à distância de 1,26 quilómetro entre cada residencia, totalizando um percurso de 121,48 milhões de quilómetro. Isto sem contar as paragens para descanso, alimentação e necessidades fisiológicas. Desta forma, o trenó do Pai Natal deve se deslocar à velocidade de 1.045 quilómetro/segundo ou 3.000 vezes a velocidade do som.
Não esquecendo que o veículo mais rápido fabricado pelo homem, uma sonda espacial, percorre apenas 44Km/s e uma rena normal uns míseros 25Km/h, ou seja, 0,00695 Km/s.
4 - E os presentes? Quanto peso o Pai Natal e as suas Renas carregariam?
Imaginando que cada criança não ganha mais que um conjunto médio de Lego (900g), o trenó carregará 21.300 Toneladas, não incluindo o próprio Pai Natal, invariavelmente descrito como obeso. No solo, uma rena normal pode puxar até 35 quilos. Mesmo admitindo que a Rena Voadora possa puxar 10 vezes mais que a rena normal, ainda seriam necessárias 214.200 renas voadoras, aumentando o peso do conjunto para 353.430 toneladas.
5 - E finalmente, a física nisto tudo!
353.000 toneladas viajando a 1.045 km/s cria uma enorme resistência do ar. Deste modo, o primeiro par de renas a frente da composição irá absorver 14,3 quintilhões(br) de Joules de energia por segundo. O que seria suficiente para queimá-las de forma similar as naves espaciais quando entram na atmosfera terrestre. Seria o suficiente para fazer evaporar o par de renas, expondo o par de colegas imediatamente atrás ao mesmo destino e provocando sucessivas explosões supersónicas em seu trajeto. A total evaporacao de todas as renas levaria apenas 4,26 milésimos de segundo. Enquanto isso, o seria submetido a uma aceleração centrífuga 170.500,06 m/s² (17.500 vezes maior que a gravidade). Um Pai Natal de 115 quilos (burlescamente magro) seria esmagado na parte de trás do seu trenó por 1.954.700 quilograma-forca.
CONCLUSAO: Se o Pai Natal, um ser humano como todos nós, de facto entregava presentes na véspera de Natal, agora ele está morto.
De qualquer forma, com ou sem Pai Natal, Feliz Natal a todos!! :D
Sem comentários:
Enviar um comentário